domingo, dezembro 23, 2007

Para elas...

Na quinta-feira passada fui a Loures receber o prémio Mulher Investigação "Carolina Michaelis de Vasconcelos" 2006, atribuído pelas Organizações Não Governamentais do Conselho Consultivo da antiga Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM), agora Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
O prémio, que se destina a distinguir o melhor estudo de investigação e análise da situação das mulheres em Portugal, foi-me atribuído exequo pelo meu trabalho de doutoramento subordinado às questões da violência, do amor e do poder na intimidade.

Enquanto ouvia os discursos proferidos durante a cerimónia não me saíam do pensamento as mulheres com quem tenho trabalhado durante todos estes anos...as mulheres que me fazem não perder de vista as causas em que acredito e pelas quais me movo e me rebelo e me comovo a cada dia...

O meu prémio é para elas...

sábado, dezembro 15, 2007

Travo doce e amargo

O natal tem, para mim, um travo misto de amargo e doce.

Noutras épocas, em que era nómada de mim mesma e me dividia a cada ano entre duas casas, duas árvores de natal e duas famílias, o natal trazia-me um quê de inquietude e de estranheza. Sentia-me parte de uma realidade nada normativa, embora estivesse rodeada de afectos e de gestos de amor em dose dupla.

À medida que fui crescendo e o nomadismo foi dando lugar a uma outra forma de estar no natal (uma única casa, uma única árvore de natal e uma única família), outros sentimentos de inquietude e de estranheza se instalaram.
Dou por mim a olhar em volta e a notar as ausências, os silêncios, os vazios, os lugares não preenchidos...

É bom ter saudades e afagar o passado com as nossas memórias. Por mais amargo que possa ser o gosto das ausências, a lembrança das presenças (e das vidas) adoça-me (e aconchega-me) sempre a alma.

Again...

O título parece dizer tudo...

sábado, dezembro 01, 2007

"Hormonas embrulhadas em pele"

Século XXI, Brasil.

Uma jovem de 15 anos é detida em flagrante delito por alegadamente ter cometido um furto. É levada pela polícia para a esquadra. Uma vez detida é fechada numa cela com mais de 20 homens que, durante cerca de um mês, a violam repetidamente.

Há dias, quando vinha para casa ao fim da tarde, ouvia na rádio o Prof. Júlio Machado de Vaz...dizia ele sabiamente que os homens não são, como se pretendia fazer crer à luz das perspectivas tradicionais da sexualidade masculina, "hormonas embrulhadas em pele".

Não foram certamente "hormonas embrulhadas em pele" que durante cerca de um mês violaram e seviciaram uma jovem de 15 anos.

A tese do ímpeto incontrolável ou do instinto animal é demasiado insultuosa para ser sequer enunciada numa situaçao tão pútrida como esta. Ou querem que alguém acredite que os pobres reclusos não tinham outra alternativa senão ceder aos desígnios da carne?

Seminário Internacional (Re)Inventando Lideranças: Género, Educação e Poder

Em Maio deste ano tive o privilégio de associar-me a um grupo de mulheres excepcionais, no âmbito do qual se formou a Rede Mulheres
e(m) Liderança.
Desde essa altura temos vindo a construir um processo de reflexão conjunta e de questionamento crítico sobre os significados das lideranças plurais e o seu impacto na edificação de uma sociedade mais justa e democrática.
O Simpósio Internacional (Re)Inventando Lideranças: Género, Educação e Poder, a realizar-se a 11, 18 e 19 de Janeiro de 2008, surge como o resultado de todo esse processo. Um processo que queremos agora partilhar com todos/as aqueles/as que quiserem assumir o desafio que esta questão lança. Um desafio que não é apenas das mulheres, mas também dos homens. Um desafio que não é apenas académico, mas sobretudo social.

Para mais informações contactar liderancas@gmail.com