quinta-feira, fevereiro 08, 2007

As múltiplas faces da discriminação e da tolerância

A discriminação tem múltiplos rostos...todos eles indómitos...todos eles inquinados pela opressão, pelo despotismo e pela tirania.
É-se discriminado porque se é diferente...diferente do padrão , do convencionado, da maioria...diferente do todo homogéneo, do todo dominante, do todo normativo...
Quando a discriminação é encapsulada faz-se geralmente o jogo da tolerância, da permissividade, dos discursos do nós e dos outros...Como se os outros necessitassem de uma aceitação formal do nós para existir, para coexistir, para sobreviver...Como se o nós tolerasse a diferença...e por isso ela se tornasse menos incómoda...
Os discursos da tolerância são presentes envenenados. Não servem senão a ideologia das massas e do conformismo que lhes subjaz.

Tolerância: s.f. acção de tolerar, isto é, de admitir sem reacção defensiva; atitude que consiste em deixar aos outros a liberdade de exprimirem opiniões divergentes e de viverem em conformidade com tais opiniões; condescendência; indulgência (in Dicionário O Português Essencial, Porto Editora).

Deixar aos outros a liberdade de, condescender...mas precisarão os outros que lhes deixemos nós a liberdade para...ou que lhes condescendamos alguma coisa? Precisarão os outros da permissão do nós para viver?

Sem comentários: