terça-feira, janeiro 23, 2007

O superior interesse das crianças

Está na hora de discutirmos em Portugal, e sem rodeios, o que é afinal o superior interesse das crianças. O que pressupõe esta demanda legal que parece funcionar como um chapéu de chuva debaixo do qual tudo e nada cabe. É tempo de se perceber objectivamente o que ela representa e o que reproduz de concreto na vida das/dos que dela dependem.
Precisamos compreender a quem serve este princípio...precisamos entender que direitos ele salvaguarda...precisamos saber a quem estamos de facto a proteger com ele.
Não podemos continuar a pedir às crianças deste país que acreditem que zelamos pelo seu superior interesse quando a toda a hora lhes mostramos precisamente o contrário...
Às Esmeraldas...e a todas as crianças a quem comprometemos o fututro com uma lei fraudulenta e omissa...um sincero pedido de desculpas.

1 comentário:

maria cecilia disse...

Não poderia deixar de comentar a temática proposta pela Dra. Sofia. "Perplexidades", sem dúvida é um blog de extrema sensibilidade e gostaria de partilhar a minha opinião.
Concordo plenamente com a opinião dada pela Dra. Sofia e penso que por vezes é necessário, a sociedade, deixar de meter a "cabeça na areia " e confrontarem as políticas que não se ajustam à actual realidade. Esta onda de solidariedade a favor dos afectos e contra a injustiça e indiferença de determinadas medidas , ditas legais, objectivas tem sido muito divulgada e ainda bem. Porque este objectivismo , torna-se demasiado subjectivo, na medida em que as leis são aplicadas por juízes, homens e mulheres. Atendendo à sensibilidade de cada um é que estas leis são aplicadas. O que mais me choca é que se trata de uma criança e não "coisa" ou objecto inanimado. Toda a polémica levantada em torno desta questão oxalá dê frutos e consiga tocar a consciência colectiva e ainda se consiga fazer algo para mudar o que está errado. Afinal o objectivo de todos nós, eu penso, será que o mundo de todas as Esmeraldas do mundo seja um mundo real, mas de afectos , de alegrias e não de disputas ... afinal crianças não se dão nem se tiram quando um adulto assim o exige... Ficarei muito "perplexa" se o mundo da Esmeralda não for o que ela merece, esperemos pois para ver....