quinta-feira, agosto 02, 2007

Vigilância social

10h30m.
Manhã quente em Braga.
Saio de casa para um passeio em família.
Deparo-me com isto.
Aproximo-me para ver de perto. Não vá a distância distorcer-me o raciocínio.
Fotografo. Não vá o tempo desfocar-me a memória.
Na embalagem pode ler-se Chocolate Addiction... para o caso da imagem não ser suficientemente esclarecedora!
Lembrei-me do anúncio à cerveja Jansen Preta...
Lembrei-me do que tinha, antes de sair de casa, postado neste blog: o sexismo transfigura-se.

Senti-me insultada. Profundamente insultada.
Não havia nada de inerte naquele outdoor. Pelo contrário. Todo ele era vida.
Embora estático e insonoro todo ele era apelo.

Não é este apelo um elogio óbvio à "coisificação das mulheres"?
Um elogio óbvio à discriminação, ao sexismo e ao racismo?

A igualdade não pode apenas ser apregoada em discursos de conveniência.
A igualdade constrói-se, não se anuncia.
Constrói-se pela dissuasão dos apelos à desigualdade.
E pela nossa intransigente vigilância social. Essa sim, afrodisíaca!

Sem comentários: