quarta-feira, setembro 19, 2007

Desuso...

"CRIME PASSIONAL CAIU EM DESUSO".

Desuso significa exactamente o quê?
Que o número de mortes de mulheres em Portugal resultante de agressões levadas a cabo pelos seus companheiros ou ex-companheiros não é suficientemente expressivo para que o assunto esteja na moda?

E com que ligeireza se psicologizam os problemas societais...
Quer então dizer que os crimes passionais se devem sobretudo "a psicoses de tipo maníaco-depressivo, depressão paranóica ou esquizofrénica ou dependência afectiva muito forte que torna a separação insuportável"?
E assim se constrói o mote para a desresponsabilização social...e para a permissividade... e para... tantas outras coisitas que a minha paciência (ou a falta dela) me impede de aqui elencar...

2 comentários:

maria cecilia disse...

Há desculpas para estes bárbaros assassinatos? Desuso? Todos os dias há vítimas de crimes passionais horrendos. Penso que não se pode aligeirar de forma banal esta complexidade de sofrimentos e desiquilíbrios mentais...mas a vida destes inocentes não tem retorno...os ditos, (esquizofrénicos(as)/os maníoco-depressivos(as)ou ainda os(as) dependentes afectivos(as), continuam a viver e a desculpa é que todos sofrem de perturbações...e quando não sofrem? Como responsabilizar as pessoas pelas suas atitudes? Eu tenho filhos, não sei o que faria se alguém matasse um deles por um crime passional...NÃO HÁ DESCULPA...

Ludovina Azevedo disse...

Hoje uma aula de psicopatologia fez-me reflectir uma vez mais nesta questão.Após a leitura de uma espécie de caso clinico pergunta-nos o prof. Fernando Almeida porque razão o senhor J.não queria e tinha medo de tomar o café.Rapidamente e após uma leitura que relatava alguns sintomas de pertubaçao no senhor J., tentamos arranjar justificações para a rejeição do café , dentro desta linha.Muito serenamente diz o prof.: talvez porque não goste,talvez porque lhe faz mal ao estomago, como quem diz:nem tudo tem de ser patológico!Nem tudo tem de ser rotulado!Facto é,e muitos livros e artigos mencionam, que tudo o que é "anormal" em termos estatisticos, ou seja,tudo o que é menos habitual, não tem necessáriamente de ser doença!No entanto,cada vez mais se recorre à doença e à patologia para se justificar comportamentos cada vez mais habituais,que carecem de justificação.Talvez se Gauss ainda vivesse reformularia a sua curva da normalidade, explicando que o mais normal e habitual é agredir sem medidas,uma vez que a psicopatologia explicará o resto,sem ter de passar pelas caudas da curva.
Um abraço!