segunda-feira, maio 05, 2008

A homofobia petrifica-me...

Sábado de manhã em família. Caminho eu despreocupada e alegremente quando me deparo com aquilo. Fico petrificada. As gordas do Público anunciam que 70% dos portugueses são contra as relações homossexuais, por estas serem "erradas". Os homens são os que mais se posicionam nesta linha de pensamento: são os que mais condenam as relações homossexuais do seu sexo.

Portugal é um país homofóbico. Já o sabia. Sabia-o pelos discursos do dia-a-dia que ecoam nos corredores da vida: dos mais públicos aos mais privados. Sabia-o porque detrás de uma linguagem vinculada ao politicamente correcto esconde-se a visão real dos acontecimentos, aquela que condena o casamento, a adopção e os demais direitos de se ser cidadão e cidadã numa sociedade que se diz ser igual para todos/as...mas que se faz diferente.

A homofobia petrifica-me. Mas também me petrifica (de um outro modo, salvaguardadas as diferenças entre estas duas formas de petrificação) a generalização, a facilidade com que se extrapolam resultados e se infere a representatividade. 70% dos portugueses! Não 58,9 dos 3643 indivíduos inquiridos!
Petrifica-me igualmente a possibilidade do conformismo...a possibilidade de apropriação das gordas do Público (e dos seus perigosos significados) por parte de quem quer legitimar o imperialismo da imbecilidade: se 70% dos portugueses acha isto, então é porque isto é que está certo! E assim se propaga o vírus e se alastra o contágio.

2 comentários:

Graduated Fool disse...

Absolutamente inacreditável em pleno Século XXI. Mas não me espanta. Sou professor e vejo a homofobia estampada, a cada dia, em adolescentes e jovens do nosso país.
Assim não vamos lá, não mesmo.

Icarus and the Eclipse disse...

A imprensa escrita vive de sirenes e alarmes, urge chamar a atenção e criar (pre)conceitos; urge instalar o pânico e construir ideias generalizadas. as pessoas verbalizam os seus medos - por mais destrutivos e irracionais que sejam - e ao vê-los estampados nas letras capitais dos jornais nacionais eles tornam-se justificados e fortes. a estupidez e a ignorância também se cultiva assim.