sexta-feira, maio 09, 2008

O passado e o presente...ou o passado no presente...

(Duas aulas durante a semana sobre metodologias feministas...uma apresentação num congresso sobre as múltiplas rupturas a que as mulheres estão habitualmente expostas...acessas discussões sobre o passado e o presente...mas também sobre o futuro.

Argumentos em jeito de esgrima...interpelações a seco, respostas inflamadas...

A pergunta... seremos hoje assim tão diferentes do ontem???)

Olhemos o passado...

(Imagens do livro You Mean A Woman Can Open It?: The Woman's Place In The Classic Age Of Advertising)








Reparemos no presente...

(O responsável pela unidade de Negócios de Cerveja refere que a escolha da menina do anúncio tem uma razão de ser. "É pequena, leve, charmosa, divertida, atrevida e fresca até à última gota!". )

3 comentários:

Unknown disse...

À pergunta: "seremos hoje assim tão diferentes do ontem???"respondo que não, do meu ponto de vista refinaram-se argumentos, construiram-se novas retóricas, retoricas essas que incorporam linhas de conhecimento que pertencem ainda apenas a alguns(mas)
esse conhecimento encontra-se ainda nas maõs da "comunidade cientifica" e apenas lentamente vai passando para os "restantes mortais" enquanto assim for teremos sempre publicidades como estas...

Maria João disse...

Se seremos assim tão diferentes do passado? Em retrospectiva..as guerras continuam, apenas com um melhoramento do armamento, a pressão exercida pela sociedade às mulheres, no que diz respeito, à forma como deve estar,como deve ser fisicamente, o que lhe fica bem ou não dizer, permanece. Podemos dizer, que a mulher representa para muitos um ícone sexual que, para prazer e desfrute de muitos,tem de responder às expectativas sociais..

Icarus and the Eclipse disse...

Da publicidade feita pelas principais marcas de cerveja em Portugal surge de imediato um adjectivo: insultuosas, não só para as mulheres que são representadas como objectos sexuais e comparadas a cerveja - não que ganhem alguma coisa ao ser comparadas a outra bebida qualquer - , mas também para os homens que são representados como esponjas ambulantes, facilmente estimulados pelo emparelhamento de sexo e álcool.
não consumo bebidas alcoólicas, mas não será esta cultura de advertisement a raiar a misoginia que me vai querer fazer parte de outra cultura ainda pior: a dos néscios alcoólicos.