quarta-feira, julho 02, 2008

Heteronormatividade

Diz não ser, sendo: RETRÓGRADA
Diz ser, sendo: HOMOFÓBICA

Ficamos ontem a saber de modo inequívoco que Manuela Ferreira Leite considera que as "ligações" entre pessoas homossexuais são uma questão de liberdade individual, uma questão que tem a ver com a "opção" de cada um/a, sobre a qual a líder do PSD não se quer pronunciar (e bem, digo eu). Pronuncia-se sim (e para isto já parece estar autorizada) sobre o estatuto dessas relações, estatuto esse que segundo ela deverá ser socialmente diferenciado.

Ferreira Leite afirmou qualquer coisa como: para o que é diferente, salvaguarde-se a diferença. Em nome dos valores da família e do seu fim primordial - a procriação - reforce-se o primado da ordem natural das coisas. No seu entender parece ser natural a forma como a sociedade portuguesa trata hoje os homossexuais e as lésbicas e como não trata os seus direitos.
Há aqui um argumento bastante explícito nesta apologia à diferença. A discriminação é apenas o produto da evidência da diferença. Como podemos dizer que é igual o que é naturalmente diferente?
Para as verdadeiras famílias, as de primeira linha, as que cumprem a função da propagação da espécie à séria - as hetero, subentenda-se - preservem-se todos os direitos. Para as outras, as pseudo-famílias, as de segunda - as famílias homossexuais e lésbicas -apenas a tolerância de quem até se regozija de não ser suficientemente retrógrada e por isso as poder aceitar como possíveis.

Os ares de modernidade e a suposta mentalidade aberta que Ferreira Leite anuncia tropeçam num cristalino discurso de segregação e discriminação que tenta justificar, admitindo que o sustenta, aludindo a valores tradicionais.
Quase que nos disse a líder do PSD ao ouvido e em jeito de confissão que o problema não é ser discriminatória a sua atitude perante o casamento entre homossexuais. O problema é haver pessoas diferentes que atentam contra a moral cristã e os preceitos de uma cultura heteronormativa. A sua argumentação constrói-se com base numa forma comum (e profundamente homofóbica) de pensar as questões da orientação sexual:

Aceito que existam homossexuais e lésbicas porque esse direito lhes assiste (e lá vem a questão da liberdade embelezar a ideia da tolerância), desde que (e este é o ponto) eles e elas não abdiquem da sua condição de clandestinidade.

A pretexto da opção, da escolha, do livre arbítrio de se poder ser o que se quiser ser...esquece-se um outro pretexto: o de que a verdadeira liberdade é aquela que não impõe.
Quando dizemos a um casal de lésbicas ou de homossexuais que o podem ser, mas que não podem casar, que não podem ter filhos/as, que não podem adoptar, estamos a dizer-lhes que a sua liberdade não é sua.
Oxalá Manuela Ferreira Leite fosse suficientemente esclarecida para perceber algo que é tão simples.

1 comentário:

maria cecilia disse...

As gerações da antiguidade, e possivelmente a da Dra. M. Ferreira Leite, são gerações fundamentadas no "autismo" do "outro", voltadas para dentro de si, egocêntricas. Não generalizando, porque não somos todos iguais. Vou-me apercebendo que geralmente, a filosofia de vida destas pessoas é direccionada e pré-determinada para "o certinho" nos vários niveis da sua esfera pessoal. SÃO OS/AS CHAMADOS/AS MENINOS/AS DO CORO. Felizmente, há uma multiplicidade de ideais e de ideias. Já conseguimos visualizar uma nova luz ao fundo do túnel,que vai sendo cada vez mais forte. Resplandecem e surgem vultos luminosos e inibriantes apelando à igualdade e liberdade pessoal.Eu sou a favor da democracia...e ser democrata , para mim, significa deixar que as pessoas possam fazer as suas escolhas, organizando-se nos seus princípios e nas suas vontades. Espero sinceramente,que a sociedade interaja num processo desenvolvimental do saber. Acredito que, se assim for, poderemos todos usufruir da liberdade plena das nossas escolhas, em qualquer plano da nossa vida, seja ele qual for, por isso,estarei sempre do lado das lutas e das causas que merecem ser respeitadas e alcançadas.