quarta-feira, agosto 27, 2008

"Coisas entre o casal"

Maria do Céu foi baleada na cabeça pelo marido enquanto carregava ao colo o seu bebé de 4 meses.

Maria do Céu foi baleada na cabeça pelo marido...e por todos/as aqueles/as que assistiram serena e impavidamente à sua história de violência.

Mais uma vez primimos o gatilho.

1 comentário:

maria cecilia disse...

Não posso deixar de sentir o meu coração apertadinho...afinal sou mulher, tenho uma filha, uma neta e quando leio estas notícias arrepio-me. A sociedade faz de conta que nada acontece, este facto magoa-me... Uma certeza me persegue; as mulheres, a sociedade e muitas vezes a família acham "normal" que o "macho" imponha a sua autoridade...a luta continua a ser muito desigual...As mulheres continuam a fomentar este tipo de comportamentos de desigualdade de poder e de força.
Nestas férias, num hotel de 4 estrelas, num País que não o nosso, chamei a policia durante a noite porque uma mulher/menina estava a ser agredida...Não poderia como cidadã, como ser humano que sou, assistir a qualquer forma de violência. Aquela menina podia ser a minha filha!!! Podia ser eu, a minha irmã, a minha amiga! NÃO...todos nós, sociedade, temos capacidade para mudar este tipo de situações. Ensinar para Prevenir e educar as nossas crianças dizendo-lhes que amar é respeitar, é libertar o ser amado para que ele cresça e floresça na sua identidade individual. Ensinar que quando alguém nos violenta, seja a nível fisico ou psicológico , não o faz porque nos ama...que não o podem permitir...Ensinar que é abuso e que não pode ser tolerado nem perdoado...
Penso que a lei é demasiada branda em relação a este tipo de violência e a consciência social é quase nula. As leis têm de ser alteradas e os abusadores/as têm de ser vigorosamente castigados. Enquanto não houver exemplo, a violência continuará a persistir e os números continuarão a ser alarmantes.
Os ditados; " entre o marido e a mulher ninguém mete a colher"..., “casamento é para sempre”, a “mulher deve obediência ao seu marido”, não estão em desuso ...eu continuo a ouvi-los. Quantas mães/familias fecham os olhos aos maus tratos infligidos pelo marido/companheiro da filha só para que esta não seja falada socialmente? Quantas mulheres terão de sofrer mais a tortura psicológica? Esta violência não mata ...mas as sequelas que deixa para o resto da vida são imensas e profundas. Quantas vitimas mais terão de morrer inocentemente para que se faça algo mais???
TENHO TANTA PENA!!!