terça-feira, setembro 01, 2009

A ti...meu querido João Antunes


Queria poder escrever hoje um texto longo e belo em tua homenagem. Em homenagem ao activista que foste e que deixou marcas no meu próprio activismo. Mas perdoa-me. Não consigo. A dor da tua perda é lancinante. Não me peças que não chore, que me ria. Não consigo secar as lágrimas e transformá-las em gargalhadas.

Com emoção.
É assim que me quero lembrar de ti e do modo como nos envolvias apaixonadamente nas causas em que acreditavas. A mesma emoção que sempre me fizeste sentir enquanto pudemos estar juntos.

Obrigada por teres feito deste nosso mundinho racista e xenófobo um cantinho melhor, mais democrático e mais justo, onde podemos hoje respirar um pouco mais de igualdade, graças às tuas lutas.

Vou ter muitas saudades tuas...porque eras único...e eu adorava-te...


3 comentários:

Helena Velho disse...

há momentos em que o silêncio se transforma, magicamente, num enorme e sentido discurso. Como eu a entendo.

Ludovina Azevedo disse...

Tive o imenso prazer de ouvir o professor João numa das tertúlias do ISMAI... e muitas vezes me lembro da lição que aprendi naquelas horas: não basta apoiar as causas que defendemos, é preciso honra-las e partilha-las de corpo e alma. O professor João transbordou-me humanidade... sensibilidade… coragem e luta... muita coragem... e acima de tudo esperança. Uma esperança ainda muito corrompida e ofuscada por normas, leis e regras opressoras de liberdade humana e existencial, mas...uma esperança que nunca deve ser descartada...que o professor nunca descartou…e que tantas vezes demonstrou nas suas palavras e na maneira como as proferia.
Diz Daisaku Ikeda que a morte não é a maior tragédia do ser humano, é muito pior quando algo vital dentro da pessoa morre enquanto ela ainda está viva… e as suas causas , esperanças e desafios às “realidades” nunca morreram, vivem e viverão dentro, com e em nós.

Obrigada.

Ludovina

Anónimo disse...

É com enorme tristeza que escrevo estas linhas. Não consigo parar de chorar. Tive o privilégio de conhecer de perto o João…o que me ensinou não irei esquecer nunca.
Fez-me crescer e deu-me ânimo para lutar contra tudo o quer está tão errado neste mundo. É bom quando acreditamos num professor, de forma tão verdadeira como eu acreditava no meu professor João, olharmos para ele e pensarmos: Eu oiço-te, entendo-te e a tua luta é também a minha.

Humano, sincero e amigo. Com um abraço que me aquecia a alma.

É com saudade que consigo neste momento ouvir a gargalhada do meu professor João...

Vou sempre lembrar-me do meu amigo e professor João.
Maria