terça-feira, abril 03, 2007

Portugal a todos/as

O Partido Nacional Renovador (PNR) anuncia, espraiando a sua escancarada xenofobia, que Basta de Imigração em Portugal. O outdoor da polémica apela ao regresso dos/as imigrantes a casa e informa o povo que o nacionalismo é que é a solução.
Na parte final do cartaz pode ler-se "Portugal aos Portugueses".
A fazer lembrar..."o seu a seu dono".

Não falamos em Portugal todos/as a mesma língua, mesmo sendo portugueses/as. E ainda bem. No universo daqueles/as portugueses/as a quem o PNR quer devolver o país fala-se um dialecto diferente do meu. Um dialecto de incitamento ao ódio e ao racismo que me torna a mim uma estrangeira em território nacional.

Na minha mátria, onde todos/as têm lugar, fala-se a linguagem da inclusão e da democracia. No meu país, onde todos/as são benvindos/as, fala-se a linguagem da liberdade.

Portugal a todos/as...

1 comentário:

maria cecilia disse...

"Encontrei uma preta
que estava a chorar
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhai-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio."

António Gedeão

Num exercício mental podemos trocar algumas palavras...

"Lágrima de Preta" por Lágrima de Cigana, Lágrima de Árabe,
Lágrima de Chinesa, Lágrima de ...