quarta-feira, abril 04, 2007

Um exemplo de coragem e de determinação

Em finais da década de 50 um casal de jovens médicos obstetras viajou até à Etiópia com um claro propósito: o de colocar as suas vidas ao serviço das mulheres que delas necessitassem. Na noite em que chegaram ao país um colega apresentou-lhes a realidade da Fístula Obstétrica, aquilo que para eles constituía, até ao momento, uma raridade académica.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde a Fístula Obstétrica é uma lesão grave que ocorre em consequência de um trabalho de parto prolongado ou de uma incompatibilidade feto-pélvica. O trauma da parede vaginal provoca uma abertura entre a vagina e a bexiga, a vagina e o recto, ou ambos, o que faz com que a mulher tenha perdas constantes de urina e/ou fezes através da vagina.
Estima-se que mais de 2 milhões de mulheres em todo o mundo sofram deste problema, o qual está directamente associado ao fenómeno do casamento precoce forçado e a condições extremas de pobreza social, condições essas que se acentuam exponencialmente quando são devolvidas à família e votadas ao isolamento, vivendo não raras vezes em locais totalmente afastados da comunidade, onde o cheiro que destilam não pode ser sentido, onde não recebem nenhum tipo de tratamento médico e onde morrem a cada dia.
Antes de Reginald e Catherine Hamlin terem chegado à Etiópia não havia, em nenhum lugar do mundo, tratamento para a Fístula Obstétrica. A eles se deve a construção de um projecto que viria a edificar uma série de hospitais que providenciam, gratuitamente, a cirurgia correctiva que devolve a esta mulheres a saúde e a dignidade. E em 33 anos 32.000 mulheres viram recuperada a sua autonomia. E a sua liberdade.
A Dra. Catherine Hamlin está hoje gravemente doente, longe do sonho que construiu e que lhe fez valer uma nomeação para o Prémio Nobel da Paz.
O legado que nos deixa a todos e a todas é de um valor inestimável. Ensinou-me, a mim particularmente, que a luta em prol dos Direitos das Mulheres é um caminho que se desbrava com coragem e determinação...

1 comentário:

maria cecilia disse...

Há algum tempo atrá vi um documentário acerca da obra desenvolvida pela Dra. Catherine Hamlin, fiquei surpresa e indignada porque vivia na ignorância, nunca imaginei que tal fosse possível...centenas de crianças/mulheres em degradação fisica e psicológica recorriam às ajudas desta "grande senhora"para conseguirem voltar a ter uma vida normal em sociedade e como pessoas humanas. Possivelmente no horário em que o documentário foi exibido, muitas poucas pessoas o viram, presumo, isto por causa da hora tardia e do canal em questão não ter "grandes audiências"...É pena, porque nós os Portugueses que somos tão solidários poderíamos de alguma forma participar..seja em donativos, voluntariado, etc, etc...Hoje dia de Páscoa meditemos, não nos que estão mortos, mas naqueles que querem sobreviver e não têm como...Talvez se fizessemos como Jesus fazia, segundo reza a história,(e que a Dra. Catherine assim o tem feito) estaríamos a praticar a caridade, ajudar os que sofrem ...não uns católicos que rezam , mas que agem pelo bem do próximo...e podemos agir fazendo um donativo para o site abaixo indicado pela Dra. Sofia, um simples gesto que poderá mudar muitas vidas , de muitas mulheres que não tiveram a sorte de nascer no mundo dito "civilizado"...