sexta-feira, maio 18, 2007

Ansiedade!

Termino a semana inquieta. Preocupada. Cismada até!

Algumas das minhas alunas (e foram de facto só alunas) esta semana disseram-me, ainda que por portas e travessas, que eu sou para elas um factor de ansiedade. E não foram só alunas de uma turma em particular...o fenómeno alastrou-se!
Eu??? Factor de ansiedade? Ora aqui está uma verdadeira perplexidade!
A perplexidade, para ser mais exacta!
Analisemos os argumentos: a exigência, a competência e o curriculum. A idade também, que não sendo muita (valha-nos isso!), conta já com aquilo que elas dizem ser um vasto e dotado percurso. Tudo isto, pelos vistos, contribui para um enorme aumento da sua responsabilidade, o que acaba por reflectir-se em ansiedade.

Fiquei inquieta. Preocupada. Cismada até!
Não me sabia fonte de ansiedade!
Fui ver ao dicionário... ao dicionário comum (esqueci-me por momentos que o DSM existe!!! Não fosse eu descobrir que sou um factor de risco para o desenvolvimento de perturbações psicopatológicas!).
Ansiedade: dificuldade de respiração; opressão; angústia; inquietação de espírito; desejo veemente; impaciência.

Percebem agora porque fiquei inquieta? Preocupada? Cismada até?
Eu que desejo veementemente lutar contra a opressão?

5 comentários:

maria cecilia disse...

É só pelo facto de gostarem da Dra. Sofia , presumo...
Os alunos sabem que a Professora é rigorosa e com um elevado sentido de justiça, exige dos alunos mas também de si mesma, isso é notório. Claro que a Doutora Sofia não oprime, não vi ninguèm com falta de ar...pelo contrário na turma onde estou inserida os alunos têm um grande à vontade para partilharem experiências, angústias e inquietações, brinca-se fala-se de tantas temáticas sociais e psicológicas interessantes, concluo então que o termo ansiedade não será o apropriado. Obrigada!

Ludovina Azevedo disse...

No semestre passado, não havendo mini-testes todos gostavam da prof Sofia, todos...De repente aparecem plágios, a prof chama a atenção, educa...já ninguém gosta da Prof Sofia...Todos sabem o que a prof Sofia é: rigorosa, exigente. E convinhamos que é de educadores assim que se precisa, principalmente num Ensino Superior, e num curso de Psicologia.No entanto, esse rigor passou a ser espalhado como prejurativo, na minha opinião , porque as pessoas não se responsabilizam pelos seus actos...até porque "muitos dos plágios que a prof detectou não fora plágios"!!!Ora, polícia de plagios, com um favoritismo pelos alunos de segundo ano e não terceiro, até factor de ansiedade... a Prof tem evoluído no tempo!No meu caso, e no da Cecília, a ansiedade surge por termos de esperar uma semana inteira para que chegue a aula de Psicologia Social!!!!!
Parabéns e Continuação!
Ludovina Azevedo

IsA disse...

Sendo uma "espectadora" atenta deste blog ... apesar de nunca ter comentado ... acho que nao conseguiria deixar passar este post ao "lado" ...

Fui sua aluna no semestre passado, mas infelizmente (com muita pena minha) nao fiz a sua unidade curricular, devido a motivos pessoais, por avaliacao continua ...

Mas das poucas aulas ... e do que me contavam ... acredite que se é um factor de ansiedade para uns ... também é um ponto de inflecçao para outros ...

A sua postura marca presença ... deixa um pouco em cada ser humano que a escuta com atençao ...

Rigorosa!? Exigente?! ... Ainda bem que assim o é ... se calhar é mesmo assim que este pais vai para a frente ... e que se "formam" seres humanos com um poder de justiça elevado ... e com uma capacidade genuina para ajudar os outros ... :) Mas numa sociedade que nao esta muito para ai virada ... como é obvio no inicio estranha-se ... mas como diz o ditado ... depois entranha-se ... :)

Do pouco que a conheci ... Os meus mais sinceros pla conduta que tem levado .. e acreidte que faz crescer cada aluno que passa na sua vida profissional ... :) direi mesmo que é uma "nova luz" .. :)

Desculpe a invasao ... mas acho que deveria mandar este comment ... e informo que muitos dos seus alunos queriam comentar so que nao tem blog ... por isso acredite que escrevo por mim e por muitos mais ... :)

Sofia Neves disse...

Olá a todas/os.
Obrigada pelos vossos comentários. Gostava de dizer a todas as pessoas que visitam este blog, e em resposta à sugestão da Isa, que podem postar comentários desde que se registem criando uma Google Account. Não é necessário que se tenha um blog para poder comentar.

Abraço...e até sempre!

Sofia Neves

Ludovina Azevedo disse...

Não podia dormir descansada sem este desabafo, até porque algumas opiniões de hoje em Psicologia Social cansaram-me profundamente.
Parabéns por tudo!
Um abraço.