terça-feira, maio 15, 2007

Relembrando Maria de Lourdes Pintasilgo...

Será que a xenofobia atinge só outras etnias, outras religiões? Ela atinge em primeiro lugar "esse povo vindo de longe" que são as mulheres.

Maria de Lourdes Pintasilgo (2005). Palavras Dadas. Lisboa: Livros Horizonte (p. 65)

1 comentário:

maria cecilia disse...

Maria de Lurdes Pintassilgo, tive o privilégio de a conhecer,era uma fervorosa católica , mas católica não fanática e tinha uma enorme vontade de ajudar. Feminina, não feminista, foi primeiro-ministro de um governo de iniciativa presidencial durante 100 dias e candidata á Presidência da Repùblica. Foi a ÙNICA mulher até agora a assumir , e candidatar-se ás mais altas responsabilidades de Portugal. Nunca hesitou em defender aquilo em que acreditava e que achava correcto. guardo na memória a imagem de uma mulher de esquerda,que lutou pela paridade e igualdade.
Como é costume em Portugal o mundo da política é masculino , esta senhora não teve grandes ajudas nem dos políticos nem de certos partidos, não a suportavam, era mulher, tinha opinião própria. Gostei da forma como ela expunha as ideias, e acima de tudo achei-a séria, competente e bem preparada. O Portugal de então era outro é certo mas muito do que ela defendia ainda hoje continua na agenda política .