sexta-feira, junho 01, 2007

Pena de morte ou prisão perpétua

Ouvi ontem na rádio, quando vinha a caminho de casa, que cerca de 300 reclusos condenados a prisão perpétua, em Itália, enviaram ao presidente da república do seu país, uma carta que exige que lhes seja aplicada a pena de morte.
Na carta publicada no "La Republica" dizem o seguinte: "Estamos cansados de morrer um bocadinho todos os dias, preferimos morrer de uma só vez. Preferimos que as nossas penas de prisão para toda a vida sejam transformadas em pena de morte». E continuam o apelo afirmando "a prisão perpétua é uma invenção malvada de um não Deus, uma vitória sobre a morte».

Fiz o resto do percurso a pensar no significado deste pedido. Do pedido e das palavras que o orquestram. Curiosamente, minutos antes, tinhamos estado numa aula a discutir a eutanásia, a propósito de um trabalho apresentado por um grupo de alunas sobre a tomada de decisão.

Pergunto-me se este apelo à pena de morte não é um apelo disfarçado à eutanásia. Um apelo a uma morte assistida que possa fazer cessar de uma só vez o suplício que parece ser para eles a prisão perpétua ou a realidade de uma morte lentificada.

Para mim quer a prisão perpétua, quer a pena de morte, são atestados sociais de incapacidade. Funcionam como medidas privativas não apenas da liberdade, mas da vida.
Não há escolha possível entre as duas. Ou estaremos, ao fazê-la, a renunciar ao direito de mudar. Porque nada é perpétuo... a não ser a morte.

1 comentário:

maria cecilia disse...

Reflectindo...possivelmente no lugar dessas pessoas teria a mesma opinião. Para mim a liberdade é a base fundamental da VIDA!!! Eu se ficasse privada de liberdade, seria como ficar privada de oxigénio...do ar essencial para eu me manter viva. Privarem -me de movimentos ... de gestos do meu quotidiano, da minha família...dos meus pequenos nadas , que são a mola impulsionadora do meu "eu" e da minha existência. Se acontecesse...certamente quereria e preferiria a pena de morte.
... Porquê estão as sociedades tão doentes? Porquê os direitos humanos não são cumpridos? Porquê as prisões estão lotadas? Tantos porquês??? Tentemos então reflectir um pouco ...na sociedade que temos e nos valores que passamos ...