quinta-feira, abril 19, 2007

Consciências apaziguadas

"Quando o papa Bento 16 chegar à catedral da Sé, no dia 11 de maio, para um encontro com bispos brasileiros, a praça estará vazia, sem os mendigos ou os meninos que moram nas imediações da igreja. Horas antes da chegada do pontífice, a Polícia Federal, que disponibilizará 400 agentes especiais para acompanhar a visita de Ratzinger ao Brasil, afastará todos os moradores de rua, fechará a catedral e bloqueará o acesso à praça" (Folha de São Paulo, 16/04/2007) .

Longe da vista, longe do coração?
Ou o que os olhos não vêem o coração não sente?

A operação de limpeza, baseada no argumento da segurança, vai certamente apaziguar muitas consciências. Pelo menos enquanto durar a visita.

1 comentário:

maria cecilia disse...

Como poderemos aceitar que um "representante"de Jesus na Terra tenha comportamentos tão antagónicos? A religião ao longo dos séculos tem manipulado milhares de consciências incentivando as pessoas para: dar a quem tem fome, praticar a caridade,humildade , a bondade, etc... mas é tão complicado quando os que pedem nada fazem (embora não se possa generalizar, há muita gente dentro da igreja a fazer o bem)...é que o exemplo deveria vir dos superiores, dos chefes...Depois de João Paulo II,(que não era perfeito)é para mim dificil aceitar alguém tão radical e distante do povo e dos mais frágeis.esta é a minha opinião, a minha realidade. Gostaria de ver a Igreja mais envolvida em construir uma sociedade mais igualitária e uma Igreja menos vaidosa e ostensiva.Todas as atenções estarão voltadas para os discursos que serão pronunciados pelo Papa no país onde floresceu a Teologia da Libertação(Brasil) e no continente onde vive metade dos 1,3 bilhões de católicos que há no mundo.
Leonard Boff,defensor da causa dos Direitos Humanos e o pioneiro da Teologia da Libertação, foi em 1984 processado e condenado pela Sagrada Congregação pela Defesa da Fé.
Mas não calou a sua indignação e em 1992, foi novamente ameaçado pela sua militância perante a miséria e a marginalização e a falta de articulação com as virtudes cristãs da fé e da esperança. Renunciou nesta data às suas actividades de padre.