segunda-feira, junho 11, 2007

Perfis psicológicos

Dá-me a sensação que os perfis psicológicos estão na moda.
Por tudo e por nada e a propósito de coisa nenhuma lá vem alguém reclamar que se trace o perfil psicológico de a ou de b.
Como se a sistematização de regularidades num determinado padrão fosse possível em todas as circunstâncias. Como se as pessoas pudessem ser sempre encaixadas numa categoria homogénea, imune à variabilidade e à diversidade e, por isso, pudessem ser previsíveis e controláveis à luz de uma qualquer regra de acção imutável.
Temos uma necessidade ávida de etiquetar tudo. Como se os rótulos dessem sentido à realidade!!!

2 comentários:

maria cecilia disse...

Não poderemos ser tão previsíveis como gostariam que fossemos e ainda bem, senão seríamos um "livro aberto", não haveria o mistério do mundo insondável do outro...Tipificações, etiquetagens...espero que a ciência não tente objectivar tudo, até o próprio homem...

Ludovina Azevedo disse...

O próprio DSM da Psicologia na minha opinião apresenta visões estereotipadas dentro das tais categorizações.Refiro-me essencialmente à transexualidade. Na minha óptica só é perturbação porque as pessoas a vêm como tal,eu vejo-a "apenas" como um estar na vida de maneira diferente,com singularidades muito proprias, tal como cada um de nós as apresenta.
Um abraço.