terça-feira, setembro 04, 2007

Regresso ao passado...

Este fim-de-semana voltei a deleitar-me com um dos filmes da minha vida: Anjos Amordaçados (IRON JAWED ANGELS no original). Descobri há pouco tempo a existência de um projecto que procurou registar, através da história oral, depoimentos de algumas das mais célebres sufragistas do século XX. Vale a pena reencontrar a História neste território de memórias, assim como relembrar alguns momentos dessa luta na Coleccção Digital do National Woman's Party.
Boa viagem!

4 comentários:

maria cecilia disse...

Também vi o filme e adorei..não conhecia. Pena não ter sido passado num canal com mais audiências... Eu pessoalmente gosto muito da RTP2, passam programas com muito nível.
Filmes como este deveriam ser vistos e passados nos outros canais . Penso que há um grande desconhecimento na maioria da população sobre a história da emancipação da mulher. Assim, como todas as lutas e sacrifícios que foram travadas por algumas corajosas guerreiras, para hoje podermos usufruir com Liberdade de alguns dos actos que muitos poderão julgar como "banais"... Para se alcançarem alguns benefícios como o simples facto da mulher poder votar houve muita dor e muita luta...

Shyznogud disse...

Nunca o tinha visto e teve especial piada porque o visionamente foi feito acompanhada pelo meu filho (11 anos) e a minha sobrinha (de 14). Fui bombardeada por perguntas dele, incrédulo com o q estava a ver, e com suspiros dela "Ainda bem que não vivi nesta altura". Acabou por ser aproveitado para uma matiné pedagógica, em suma.

Sofia Neves disse...

O filme tem de facto um carácter muito pedagógico que vale a pena explorar com as gerações mais jovens.

João Manuel de Oliveira disse...

E eu que nunca vi este filme????